
Santa Casa promove orientação às gestantes de Unidade de Saúde 483n66
5y1d5x
Na manhã da última sexta-feira (25 de agosto), a enfermeira da maternidade, Patrícia Yoneda, participou do grupo de gestantes do PSF (Posto de Saúde da Família), Dr. Aparecido Rodrigues Mouco, na Vila Santa Aureliana.
O objetivo foi levar informações às futuras mamães sobre o Programa Rede Cegonha que impactou em algumas mudanças no setor, assim como esclarecer dúvidas sobre o pré-natal e do parto. Em breve novas unidades devem receber a visita.
Desde que iniciaram as alterações na Maternidade, o hospital tem trabalhado na divulgação às gestantes. “A intenção é deixá-las totalmente ambientadas com o que elas encontrarão no dia do parto e cientes das orientações para que tudo ocorra com a maior tranquilidade possível”, diz Patrícia.
Durante o encontro foi aberto espaço para perguntas. Todas as participantes receberam a lista com os itens que devem ser levados na maternidade, para o dia do parto.
Entre as novidades do Programa Rede Cegonha apresentadas às mães está a possibilidade da escolha de um acompanhante no parto e durante as 48 horas de internação, assim como o contato pele a pele entre a mãe e o bebê, logo após o nascimento. O curso de orientação para os acompanhantes que deve ser feito até dois dias antes do parto, acontece de segunda a sexta-feira das 13h às 18h.
[caption id="attachment_5192" align="alignnone" width="342"]
Mais um assunto debatido foi a possibilidade da escolha entre o parto cesárea e normal, a partir da 39ª semana de gestação. “Esta escolha é livre, no entanto, caso não haja nenhuma intercorrência explicamos os benefícios do parto normal em relação a cesárea tanto para a mãe como para a criança”.
No entanto, o número de partos cesáreas ainda é maior, com 62,5 % do total, sendo 32,5% são referentes às primeiras gestações.
Outro tema bastante importante é o pré-natal que a partir da 36ª semana é realizado no Hospital. “O comparecimento às consultas é essencial para que o médico acompanhe qualquer alteração na gestação, para que a mãe faça todos os exames e assim possamos prestar o melhor atendimento”.
A terapeuta ocupacional, Karla Andrade José, que acompanha o grupo na unidade de saúde, reforçou a necessidade de realizar o pré-natal corretamente. “Todos os dados de vocês serão encaminhados à Santa Casa, por isso o comparecimento nas consultas é primordial para um parto seguro”.
O grupo da Vila Santa Aureliana se reúne toda a última sexta-feira do mês, ao final as participantes recebem um café e brindes para o enxoval.
[caption id="attachment_5191" align="alignnone" width="446"]
